Elpídio dos Santos, Jóia rara da música brasileira.




Elpídio dos Santos (São Luís do Paraitinga, 14 de Janeiro de 1909 — São Luís do Paraitinga, 3 de setembro de 1970)

texto Wikipédia

Elpídio dos Santos foi um maestro brasileiro.
Nascido no Vale do Paraíba, estudou música e aprendeu a tocar instrumentos de sopro na banda local, foi para São Paulo onde estudou no Conservatório Paulista de Canto Orfeônico. Escolheu o violão como instrumento que o acompanharia por toda a vida. No cinema foi o compositor preferido de Amácio Mazzaropi, criando 25 trilhas para filmes do cineasta. Suas músicas fizeram parte da trilha sonora das novelas: Cabocla (Rede Globo), Rei do Gado (Rede Globo), Pantanal (TV Manchete/SBT) e Meu Pé de Laranja Lima (Band). Embora seja conhecido como compositor de música caipira, sua obra conta com vários gêneros musicais como valsa, samba, choro, baião e outros.

Elpídio era o compositor preferido de Amácio Mazzaropi, sempre convidado para criar as músicas específicas de cada filme e que seriam cantadas pelo próprio artista. A amizade surgiu quando Mazzaropi veio para a região com um circo quadrado bem velho e chovia muito. Procuraram o Elpídio e disseram que este homem estava a perigo e não tinha dinheiro para pagar músicos. Então Elpídio foi ajudá-lo e disse-lhe que tocaria sem cobrar nada. Mazzaropi nunca esqueceu e reconheceu o talento de Elpídio. Assim surgiu uma grande parceria e amizade que duraria até o fim da vida de Elpídio dos Santos.
Em 1970 Elpídio dos Santos morre. No ano subsequente, Amácio Mazzaropi retorna à casa de Cinira para fazer um apelo: que um de seus jovens filhos tentasse fazer a música para seu novo filme e não deixassem assim, cessar aquela parceria.
Passados alguns anos, Amácio Mazzaropi grava a música “Despertar do Sertão” e a parceria com o velho amigo continua mesmo após sua morte.
Mazzaropi gravou 25 canções do grande compositor Elpídio dos Santos, jóia rara do cancioneiro popular que o Brasil de hoje desconhece.

Um comentário:

  1. Eu não sabia disso, nunca ouvi falar do compositor, mas me lembro das canções que Mazzaropi cantava nos filmes.

    Juca do Ingá
    Santo Antônio da Alegria

    ResponderExcluir