Capitania de São Vicente, a mãe de São Paulo, Minas, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



É que todos os estados são mais recentes, pois anteriormente os seus respectivos territórios pertenciam à uma única capitania, a Capitania de São Vicente que posteriormente passaria a se chamar Capitania de Paulo e Minas de Ouro. Se não vejamos.

Antônio Raposo Tavares foi um Bandeirante paulista do século XVII nascido em São Miguel de Beja, Portugal em 1598. Em 1628 convicto de que lucros ambiciosos jaziam no sertão, desafiando a coragem dos audaciosos, Raposo dedicou-se a organizar uma bandeira que realizasse o seu sonho. Aprontou uma das maiores e mais poderosas que foram organizadas. Em setembro Tavares deixou São Paulo, acompanhado de sua gente, que eram 3.000 homens. Tomando o caminho do Sul, fixou-se em pontos convenientes daquela região. Empenhou-se em assegurar a posse dos atuais Estado do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.





Já em 1682 Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, penetrou o território que hoje pertence ao Estado de Goiás, ocupado pelos índios Goyazes.
Antônio Dias de Oliveira foi um bandeirante natural de Taubaté que se notabilizou por explorar o interior de Minas Gerais, no Brasil, sobretudo o vale dos rios Doce e Rio Piracicaba, em busca de riquezas minerais.
Bartolomeu Bueno de Siqueira continuou as explorações do cunhado Antônio Rodrigues Arzão nos sertões de Caeté com seu outro cunhado Manuel Ortiz de Camargo (que demandava a serra de Itaverava) e o genro deste, Miguel Garcia de Almeida e Cunha que desce o Gualacho do Norte e descobriu o ouro da serra do Itatiaia. Daí surgiriam os arraiais de Mariana, Ouro Preto, Caeté, São José, Pitangui, e outros. Todo aquele território pertencia à Capitania de São Vicente, que abrangia os hoje estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Feijão tropeiro vem de tropa, dos tropeiros e das bandeiras paulistas.





Fernão Dias Pais (São Paulo, c. 1608 – sertão do Espírito Santo, provavelmente Quinta do Sumidouro, em 1681) foi um Bandeirante Paulista. Ficou conhecido como "O Caçador de Esmeraldas". É o bandeirante de mais largo renome, juntamente a Antônio Raposo Tavares.
Integrou a famosa bandeira de Antônio Raposo Tavares, ao sul do Brasil, em 1638, que devassou os atuais estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e talvez o Uruguai. Nos ataques às reduções do Ibicuí, no atual Rio Grande do Sul, acompanhava-o o irmão Pascoal Leite Pais, que, sofrendo uma derrota a tropa que comandava, como capitão, em Caçapaguaçu, em 1638, foi preso pelos espanhóis comandados por D. Pedro de Lugo e levado para o rio da Prata. Somente anos depois voltaria a São Paulo, para tomar parte em bandeiras até morrer em 1681, em sua fazenda de Parnaíba.

José Márcio Castro Alves

Próxima Página

Início do Blog

3 comentários:

  1. concordo, muito mal educado, isso não é coisa que se fale, nesse tipo de blog.
    Gostei muito parabéns...

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo seu bom conhecimento a respeito da origem do nosso país !parabéns continuem assim eu também compartilho informações importantes tipo essa e muitas outras que são omitidas da maioria da população nas redes de ensino !

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelo seu bom conhecimento a respeito da origem do nosso país !parabéns continuem assim eu também compartilho informações importantes tipo essa e muitas outras que são omitidas da maioria da população nas redes de ensino !

    ResponderExcluir